Nossa História

A Escola de Ensino Fundamental Santa Maria Goretti teve seu início no ano de 1958, em Fazenda Souza, distrito de Caxias do Sul – RS. Ela funcionou como Ginásio, hoje Ensino Fundamental, como também, realizou cursos de formação de professores, com o chamado Normal (1965), ou seja, o Magistério e mais tarde, o Curso Científico (1968). A Escola preparou e formou várias gerações de alunos.

Em 1999 a Escola muda de sede, vindo exercer suas atividades educacionais na cidade de Caxias do Sul, no Bairro Madureira, à Rua Prof.ª Viero, nº. 110, onde está atualmente.

Faça um Tour pela escola

São mais de 10 mil m² de área.

Tour virtual

Missão

Promover a Pedagogia do Amor por meio da Educação do Coração, formando uma “bem unida família”.

Visão

Ser uma escola reconhecida pela exelência acadêmica e pela formação integral de crianças e jovens, à luz dos valores cristãos, promovendo o desenvolvimento de líderes éticos, consciêntes e comprometidos com a transformação da sociedade.

Princípios

Valores humanos, éticos e cristãos;

Consciência da cidadania;

Solidariedade, respeito e empatia;

Responsabilidade social;

Cuidado consigo, com outro e com o ecossistema.

Valores

Bem Unida Família:

A educação é o resultado de um trabalho de equipe onde o sentir-se bem é condição da eficácia da política educacional.

Compromisso com os Últimos:

A educação comum consciência crítica se compromete com a promoção dos excluídos e busca uma sociedade justa e fraterna.

Espiritualidade:

Vista como um conjunto de princípios e valores, a espiritualidade traz para a educação as respostas às perguntas sobre o destino e o fim último da vida humana, fazendo síntese entre fé, ciência, política, cultura e vida.

Cuidado com o Meio Ambiente:

A educação tem responsabilidade direta com a formação de pessoas críticas e cuidadoras do meio ambiente para garantir a continuidade do planeta e da espécie humana sobre ele.

Qualificação Permanente:

O processo ensino-aprendizagem impulsionado pelos avanços das novas tecnologias exige aprimoramento constante da equipe de educadores.

Disciplina:

A educação exige postura, respeito mútuo, esforço e limites que são condições necessárias para a vivência de relações sociais fundamentadas na equidade social.

Ética e Justiça:

A educação tem compromissos com a formação da pessoa humana e o surgimento de uma nova sociedade, sendo que a prática da ética e da justiça são ferramentas de apoio nessa missão.

Galeria de fotos

Premiações

Prêmio Nacional em Excelência de Qualidade de Ensino

A Escola Santa Maria Goretti recebeu o “Prêmio Nacional de Excelência em Qualidade no Ensino 2007”, promovido pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa e Qualidade Gomes Pimentel.

O prêmio é um reconhecimento às instituições pela qualidade no ensino e bom desempenho em aspectos como filosofia educacional, prática operacional, respeito ao aluno e responsabilidade social. Para a seleção das 120 melhores instituições de ensino no Brasil, os consultores do Instituto Gomes Pimentel realizaram uma pesquisa de qualidade e consideraram dados do Ministério da Educação (MEC) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

Citação gravada no troféu:

Em entrevista ao Clic RBS, a diretora Irmã Noemi Lazzari destaca:

“Somos uma escola afetiva, que se preocupa com o humano. Conservamos nosso objetivo inicial, de formar cidadãos íntegros e com valores. A maior parte deste espaço é tomado pela natureza, abrigando três campos de futebol, pracinhas, muitas árvores e vastos gramados. O contraste com as dezenas de prédios vizinhos ao redor é grande.”

Prêmio Dr. Oswaldo Cruz – Educação e Responsabilidade Social

A Escola Santa Maria Goretti recebeu, dia 22 de novembro de 2008, em São Paulo o Prêmio Dr. Oswaldo Cruz – Educação e Responsabilidade Social/Ambiental, prêmio este outorgado pelo IBRASI – Instituto Brasileiro de Educação e Responsabilidade Sanitária e SBACE – Sociedade Brasileira de Artes, Cultura e Ensino.

Com o fim precípuo de valorizar, reconhecer e premiar instituições e empresas, que demonstrando responsabilidade social, respeitam os conceitos fundamentais de Saúde, Educação e Preservação do Maio Ambiente, promovendo ações positivas em prol da qualidade de vida do cidadão brasileiro, a escola foi indicada e qualificada para receber o troféu, a placa e o selo de reconhecimento. O Prêmio foi concedido no destaque: Educação.

escola-goretti-premios-dr-oswaldo

Santa Maria Goretti

Santa Maria Goretti, a virgem e mártir que encantou e continua enriquecendo os cristãos com seu testemunho de “sim” a Deus e “não” ao pecado.

Nascida em Corinaldo, em 16 de outubro de 1890, centro da Itália, era de família pobre, numerosa e camponesa, mas muito temente a Deus.

escola-goretti-santa-maria-goretti

Com a morte do pai, Maria Goretti, com os seus, foram morar num local perto de Roma, sob o mesmo teto de uma família composta por um pai viúvo e dois filhos, sendo um deles Alexandre. Aconteceu que este jovem por várias vezes tentou seduzir Goretti, que ficava em casa para cuidar dos irmãozinhos. E por ser uma menina temente a Deus, sua resposta era cheia de maturidade: “Não, não, Deus não quer; é pecado!”.

Santa Maria Goretti, certa vez, estava em casa e em oração, por isso quando o jovem, que era de maior estatura e idade, tentou novamente seduzi-la, Goretti resistiu com mais um grande não. A resposta de Alexandre foram 14 facadas. Maria Goretti antes de morrer o perdoa Lá no céu, rogarei para que ele se arrependa… Quero que ele esteja junto comigo na glória eterna.

O martírio desta adolescente, de apenas 12 anos, foi à causa da conversão do jovem assassino, que depois de sair da cadeia esteve com as 400 mil pessoas, na Praça de São Pedro, na ocasião da canonização dessa santa, e ao lado da mãe dela, que o perdoou também.

Santa Maria Goretti manteve-se pura e santa por causa do seu amor a Deus, por isso na glória reina com Cristo.

Santa Maria Goretti, rogai por nós!

Hino a “Santa Maria Goretti”

Estribilho:
Ó piedosa Maria Goretti
Mártir fiel da pureza
Hoje viemos reverentes
A cultuar tua grandeza
Morrer antes que pecar
Desde pequena pediste
Como se deve viver:
Ter grande amor para Cristo
Para lutar e vencer.
O maligno nos rodeia
Pois nos quer enganar.
Ao bom Deus o coração
Queremos nós entregar.

Nossa escola goretina
Canta alegre teus louvores
Teu exemplo nos fascina
Maria, dá-nos teus favores
Que amemos muito a Deus
Numa vida santa e casta
Que o Pai nos dê sua bênção
Seu amor e isto basta.

São Leonardo Murialdo

Nasceu em 1828 em Turim (Itália) numa família burguesa. Conheceu cedo à riqueza que a vida de oração, sacrifício e caridade pode proporcionar para o amadurecimento humano e também o discernimento em todas as coisas.

escola-goretti-sao-leonardo-murialdo

Uma pessoa muita atenta aos sinais dos tempos, sensível à opressão sofrida pelos mais pobres. E foi assim que ele discerniu e quis ser um padre para os pobres.

Leonardo voltou-se para as classes mais desprezadas, dos trabalhadores, dos jovens operários. Até criou um jornal chamado ‘A voz dos operários’. De fato, uma fé solidária. Ele foi sinal de esperança para a Igreja e a sociedade.

O Santo foi ponte para que muitos se encontrassem com o Cristo no mistério da Cruz e do sofrimento.

Ele se consumiu na evangelização, na caridade, na promoção humana, falecendo no ano de 1900.

Peçamos sua intercessão para que sejamos sinais de esperança na Igreja e no mundo.

São Leonardo Murialdo, rogai por nós!

Depoimentos dos pais