Voltar

Notícias

12 de Outubro de 2021

DIA DE NOSSA SENHORA APARECIDA E DIA DAS CRIANÇAS

Por que o Dia das Crianças é comemorado no mesmo dia de Nossa Senhora Aparecida?

Tudo começou no Congresso Sul-Americano da Criança, sediado no Rio de Janeiro, que na época era a capital federal, em 12 de outubro de 1923. O Dia das Crianças estava prestes a nascer. E foi um político de Nova Friburgo, Galdino do Valle Filho, que instituiu a lei no Brasil, criando o dia nacional em comemoração aos pequenos.

Ao notar o impacto do congresso e as discussões sobre o assunto, Galdino do Valle Filho, que tinha acabado de ser eleito deputado federal, propôs uma lei, em 1924, instituindo o dia 12 de outubro como Dia das Crianças no Brasil. O então presidente da República Arthur Bernardes sancionou o Decreto 4.867, tornando oficial a data.

Portanto, não passa de uma coincidência o fato de o Dia das Crianças e o Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, serem celebrados no mesmo dia.

Desde 1930, a santa é oficialmente a padroeira do país, após um decreto papal. Porém, só em 1980, quando o papa João Paulo II esteve no Brasil, que o então presidente João Figueiredo declarou feriado nacional no dia 12 de outubro.

Comunicamos que no dia 11 e 12 de outubro será feriadão. A escola voltará às atividades normais no dia 13 de outubro de 2021.