A Proposta Pedagógica da Escola Maria Goretti segue os seguintes princípios:
1- Pedagogia do Amor
A educação do coração é uma ação dialógica que, atingindo as emoções, abre caminhos para o intelecto exigindo do educador a postura da firmeza com doçura.
É a Pedagogia do Amor que só grandes apaixonados pela educação conseguem adotar. Murialdo, nosso mestre dessa pedagogia teve a intuição da profunda verdade de que Deus nos ama por primeiro, pessoalmente de cada instante, de modo infinito, terno e misericordioso.
2- Bem Unida Família:
A educação é o resultado de um trabalho de equipe onde o sentir-se bem é condição da eficácia da política educacional.
3- Compromisso com os Últimos:
A educação comum consciência crítica se compromete com a promoção dos excluídos e busca uma sociedade justa e fraterna.
4- Espiritualidade:
Vista como um conjunto de princípios e valores, a espiritualidade traz para a educação as respostas às perguntas sobre o destino e o fim último da vida humana, fazendo síntese entre fé, ciência, política, cultura e vida.
5- Cuidado com o Meio Ambiente:
A educação tem responsabilidade direta com a formação de pessoas críticas e cuidadoras do meio ambiente para garantir a continuidade do planeta e da espécie humana sobre ele.
6- Qualificação Permanente:
O processo ensino-aprendizagem impulsionado pelos avanços das novas tecnologias exige aprimoramento constante da equipe de educadores.
7- Disciplina:
A educação exige postura, respeito mútuo, esforço e limites que são condições necessárias para a vivência de relações sociais fundamentadas na equidade social.
8- Ética e Justiça:
A educação tem compromissos com a formação da pessoa humana e o surgimento de uma nova sociedade, sendo que a prática da ética e da justiça são ferramentas de apoio nessa missão.