Voltar

Padroeira

Padroeira

 

SANTA MARIA GORETTI


Santa Maria Goretti, a virgem e mártir que encantou e continua enriquecendo os cristãos com seu testemunho de “sim” a Deus e “não” ao pecado.

Nascida em Corinaldo, em 16 de outubro de 1890, centro da Itália, era de família pobre, numerosa e camponesa, mas muito temente a Deus.

Com a morte do pai, Maria Goretti, com os seus, foram morar num local perto de Roma, sob o mesmo teto de uma família composta por um pai viúvo e dois filhos, sendo um deles Alexandre. Aconteceu que este jovem por várias vezes tentou seduzir Goretti, que ficava em casa para cuidar dos irmãozinhos. E por ser uma menina temente a Deus, sua resposta era cheia de maturidade: “Não, não, Deus não quer; é pecado!”

Santa Maria Goretti, certa vez, estava em casa e em oração, por isso quando o jovem, que era de maior estatura e idade, tentou novamente seduzi-la, Goretti resistiu com mais um grande não. A resposta de Alexandre foram 14 facadas. Maria Goretti antes de morrer o perdoa “Lá no céu, rogarei para que ele se arrependa… Quero que ele esteja junto comigo na glória eterna”.

O martírio desta adolescente, de apenas 12 anos, foi à causa da conversão do jovem assassino, que depois de sair da cadeia esteve com as 400 mil pessoas, na Praça de São Pedro, na ocasião da canonização dessa santa, e ao lado da mãe dela, que o perdoou também.

Santa Maria Goretti manteve-se pura e santa por causa do seu amor a Deus, por isso na glória reina com Cristo.

Santa Maria Goretti, rogai por nós!

 

ORAÇÃO A SANTA MARIA GORETTI


Santa Maria Goretti, tu que desde criança conheceste  a dureza, as  fadigas, as dores e as breves alegrias da vida: tu que foste  pobre e órfã de pai; tu que, serva humilde e dedicada, amaste o próximo com amor incansável; tu que  foste  bondosa sem te orgulhares; tu que amaste ao Deus Amor  acima de tudo; tu que derramaste o sangue para não trair a Deus; tu que  perdoaste ao assassino desejando-lhe o céu:

Sê  nossa intercessora e reza por nós diante do Pai Celeste para que  sejamos sempre capazes de dizer sim à  santa  vontade  e ao seu projeto  sobre nós. Tu que és  amiga de Deus e o contempla  face a face obtém para nós a graça que tanto desejamos...

Agradecemos S. Maria Goretti, teu exemplo de amor a Deus e  aos irmãos. Ajuda-nos a imitar-te na terra para um dia gozar a felicidade  do céu. Amém

 

HINO A “SANTA MARIA GORETTI
 
Estribilho:
Ó piedosa Maria Goretti
Mártir fiel da pureza
Hoje viemos reverentes
A cultuar tua grandeza
Morrer antes que pecar

Desde pequena pediste
Como se deve viver:
Ter grande amor para Cristo
Para lutar e vencer.
O maligno nos rodeia
Pois nos quer enganar.
Ao bom Deus o coração
Queremos nós entregar.
 
Nossa escola goretina     
Canta alegre teus louvores     
Teu exemplo nos fascina    
Maria, dá-nos teus favores   
Que amemos muito a Deus    
Numa vida santa e casta      
Que o Pai nos dê sua bênção
Seu amor e isto basta.   

 

Novidades da escola
No seu e-mail